Notícias
Pesquisa financiada pelo Governo de Alagoas contribui para prevenção e tratamento de diabetes
Laboratório de palmilhas 3D implantado na Casa Fecha Feridas visa reduzir amputações em até 50%

Uma pesquisa inovadora, financiada pelo Governo de Alagoas, pretende contribuir para o tratamento de pacientes com diabetes no estado. A iniciativa utiliza impressoras 3D para produzir palmilhas personalizadas, com o objetivo de prevenir lesões nos pés diabéticos e, consequentemente, reduzir significativamente os índices de amputações.
O projeto já está em funcionamento na Casa Fecha Feridas Prof. Isaac Soares de Lima, recentemente inaugurada no bairro do Trapiche, em Maceió. O espaço, vinculado à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), representa um marco no atendimento de saúde no estado, ao integrar ensino, pesquisa, extensão e assistência.
Segundo o coordenador da unidade, o médico angiologista e cirurgião vascular Guilherme Pitta, a meta é reduzir em 50% o número de amputações relacionadas ao diabetes, especialmente na capital. “O pé diabético apresenta deformidades que causam pressão irregular em certas áreas, resultando em ulcerações, geralmente nas calosidades ósseas. As palmilhas 3D redistribuem essa pressão, protegendo os pontos sensíveis e evitando o surgimento de feridas. Com isso, esperamos diminuir os casos de amputações”, explicou Pitta.
De acordo com o médico, cerca de cinco mil pacientes em Alagoas convivem com feridas provocadas pelo pé diabético — um quadro clínico grave que, se não tratado adequadamente, pode levar à morte.
A estrutura da Casa Fecha Feridas é composta por laboratório de palmilhas 3D, sala de Telessaúde, setor de curativos e procedimentos, dois consultórios (podólogo e vascular) e uma câmara hiperbárica. A unidade tem capacidade para realizar cerca de 200 consultas e 400 curativos mensais, além da produção média de 50 palmilhas.

As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2Prefeitura de Murici anuncia atrações musicais para os 133 anos de emancipação do município
3Descubra quem é o brasileiro namorado da princesa Leonor da Espanha
4Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
5Número de evangélicos no Brasil aumenta 61,5%, aponta IBGE
6Em nove meses, Maceió registra 90 casos de esquistossomose
7ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
8Mulher Reage a Tentativa de Estupro com Golpe de Jiu-Jítsu e Mata Agressor em SP
9VINHO MATA 99% DAS BACTERIAS QUE CAUSAM INFECÇÃO NA GARGANTA E CÁRIES NOS DENTES
10As Mulheres Mais Ricas do Brasil em 2024: Quem São e Como Construíram Seus Impérios
