Notícias

Em entrevista: Vice-presidente da Braskem, diz que vai colaborar com CPI.

Sessão inaugural está marcada para ocorrer na terça-feira (12), após data ser definida por Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

Por Gazetaweb 10/12/2023 08h08 - Atualizado em 10/12/2023 08h08
Em entrevista: Vice-presidente da Braskem, diz que vai colaborar com CPI.
Vice-presidente da Braskem, Marcelo Arantes, foi entrevistado pela CNN Brasil - Foto: Reprodução

Com a instalação da CPI da Braskem marcada para a próxima terça-feira (12), o vice-presidente da Braskem, Marcelo Arantes, informou, em entrevista à CNN Brasil, que a petroquímica irá colaborar com o andamento da investigação. A comissão vai apurar a responsabilidade da empresa no afundamento do solo em quatro bairros de Maceió.

A sessão inaugural deverá começar às 15h. A data foi definida pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

De acordo com Arantes, a petroquímica tem atuado com as autoridades desde 2019, com documentações e informações necessárias para avaliar a situação. "Caso seja instalada a CPI, a Braskem terá a mesma atitude e colaborará com o processo", disse.

Ainda na entrevista, o vice-presidente lembrou que mineração na área existe desde 1970 e que as normas técnicas foram respeitadas. "Somente a partir de 2018 é que, após um terremoto, apareceram algumas rachaduras e começou um novo processo de analisar a extração de sal naquela região."

Até o momento, mais de R$ 4 bilhões já foram pagos para moradores e empresários dos bairros Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro, conforme dados apresentados por Arantes. Pelo menos 40 mil pessoas foram realocadas e 99% aceitaram a proposta de compensação.

Até o momento, nove senadores foram indicados, incluindo o próprio autor da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), dos 11 titulares necessários para a instalação: Efraim Filho (União-PB), Cid Gomes (PDT-CE), Omar Aziz (PSD-AM), Rodrigo Cunha (Podemos-AL), Jorge Kajuru (PSB-GO), Eduardo Gomes (PL-TO) e Wellington Fagundes (PL-MT). Entre os suplentes estão Magno Malta (PL-ES), Fernando Farias (MDB-AL), Cleitinho (Republicanos-MG), Leila Barros (PDT-DF) e Jayme Campos (União-MT).

O PP do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), apontou Dr. Hiran (RR) e os blocos Parlamentar Democracia – composto de MDB, União, Podemos, PDT – e o Resistência Democrática – formado por PT, PSD, PSB – ainda devem indicar um e dois membros, respectivamente.

ALERTA DE COLAPSO

No último dia 29 de novembro, a Defesa Civil Municipal emitiu um alerta para o risco de colapso da mina 18, mantida pela Braskem, no Mutange. Desde então, a área, localizada próximo ao antigo campo do CSA, está em monitoramento constante.