Notícias

Guarda Municipal e DMTT realizam ação para coibir cobranças abusivas de flanelinhas no São João Massayó

Guardas municipais e agentes do DMTT recolheram cones e orientaram profissionais sobre a proibição de exigir pagamento dos motoristas nas proximidades da festa

Por Redação 24/06/2026 10h10
Guarda Municipal e DMTT realizam ação para coibir cobranças abusivas de flanelinhas no São João Massayó
. - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Maceió realizou, na terça-feira (23), uma operação conjunta entre a Guarda Civil Municipal e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) para coibir cobranças abusivas de flanelinhas nas imediações do São João Massayó, no bairro de Jaraguá.

A ação faz parte da Operação Usurpação e tem como foco conscientizar os guardadores de veículos de que não podem exigir nenhum tipo de pagamento para que motoristas estacionem em vias públicas. Durante a abordagem, cones e outros materiais utilizados de forma irregular foram recolhidos, e os profissionais receberam advertências para não constranger ou extorquir os cidadãos que frequentam os festejos juninos.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, delegado Thiago Prado, o objetivo é garantir o ordenamento do trânsito e assegurar o direito de ir e vir da população. “Todos os materiais utilizados pelos guarda-vagas foram recolhidos, e os profissionais abordados receberam orientações e advertências”, afirmou.

O agente de trânsito Nicollas Albuquerque destacou que a Operação Usurpação já vem sendo realizada em diversos pontos da cidade, com ênfase no período junino. “Essa é mais uma etapa da operação, que tem como objetivo recolher materiais utilizados de forma irregular, sobretudo cones que impediam o estacionamento seguro de veículos”, explicou.

A Prefeitura lembra que exigir pagamento por vagas públicas pode configurar crime de extorsão, e orienta a população a denunciar práticas abusivas às autoridades policiais. A ação integra os esforços do município para promover mais segurança viária e tranquilidade durante as festas da capital alagoana.