Notícias
Deputados de Alagoas debatem projeto que exige fisioterapeutas 24h em UTIs
Proposta de autoria do deputado Galba Novaes prevê um profissional para cada dez leitos nas UTIs adulta, neonatal e pediátrica
Os deputados estaduais de Alagoas discutiram, em sessão ordinária na quarta-feira (27), o projeto de lei nº 891/2022, que torna obrigatória a presença de fisioterapeutas em tempo integral nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais públicos e privados do estado.
A proposta, do deputado Galba Novaes (MDB), foi apreciada em segundo turno. Pelo texto, as UTIs adulta, neonatal e pediátrica deverão contar com pelo menos um fisioterapeuta para cada dez leitos, nos turnos matutino, vespertino e noturno – totalizando 24 horas de atendimento diário.
Em sua justificativa, o parlamentar citou estudos que comprovam a importância desse tipo de serviço terapêutico para a recuperação de pacientes em estado grave. “Os tratamentos não invasivos e não medicamentosos têm sido requeridos pelos pacientes, assim como preferencialmente prescritos pelos médicos”, afirmou Galba Novaes.
O projeto ainda precisa passar por mais uma votação antes de ser encaminhado ao Poder Executivo para sanção e possível transformação em lei.

