Notícias

Príncipe Andrew é preso no Reino Unido por ligação com caso Epstein e vazamento de informações sigilosas

Ex-duque de York se torna o primeiro membro sênior da família real britânica a ser detido na história moderna

Por Redação 19/02/2026 10h10
Príncipe Andrew é preso no Reino Unido por ligação com caso Epstein e vazamento de informações sigilosas
. - Foto: Reprodução

Em um fato inédito na história da monarquia britânica, o príncipe Andrew Mountbatten-Windsor, ex-Duque de York, foi preso na manhã desta quinta-feira (19/2), dia em que completou 66 anos. A detenção ocorreu em sua residência em Sandringham, na região de Norfolk, Inglaterra.

Andrew é o primeiro integrante de alto escalão da família real a ser preso na era moderna do Reino Unido. A acusação formal está relacionada às investigações em torno do magnata americano Jeffrey Epstein, envolvido em uma rede de tráfico sexual, e inclui suspeitas de "má conduta em cargo público".

De acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a prisão foi motivada pela descoberta de e-mails que indicam o vazamento de documentos oficiais do governo britânico por parte do príncipe.

As mensagens mostram que Andrew teria compartilhado relatórios confidenciais sobre visitas oficiais a países asiáticos, como Hong Kong, Vietnã e Singapura. Em um dos e-mails, datado de novembro de 2010, o ex-duque encaminhou um documento a Epstein apenas cinco minutos após tê-lo recebido de seu então conselheiro especial, Amir Patel.

Outro e-mail, enviado na véspera do Natal de 2010, aponta que Andrew teria repassado a Epstein um relatório sigiloso sobre oportunidades de investimento na reconstrução da província de Helmand, no Afeganistão, onde tropas britânicas estavam em combate na época.

O caso representa um dos maiores abalos institucionais já enfrentados pela família real britânica nos últimos séculos. Até o momento, o Palácio de Buckingham não se pronunciou oficialmente sobre a prisão.