Notícias

PCAL apreende medicamentos emagrecedores contrabandeados em cidade da Zona da Mata

Produtos foram adquiridos pela internet e interceptados antes de chegar aos destinatários em Alagoas

Por Zona 10 10/02/2026 16h04
PCAL apreende medicamentos emagrecedores contrabandeados em cidade da Zona da Mata
. - Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) realizou, em Capela (AL), a apreensão de medicamentos para emagrecimento que haviam sido adquiridos de forma irregular pela internet e estavam sendo distribuídos de maneira clandestina no estado. 

De acordo com a investigação, encomendas contendo as chamadas “canetas emagrecedoras” foram identificadas pelo setor de segurança dos Correios e interceptadas antes de chegarem ao destino final. 

Três mulheres, com idades de 36, 38 e 45 anos, que haviam realizado a compra desses medicamentos a partir de anúncios em redes sociais, tiveram as encomendas apreendidas. As investigações apontaram que uma enfermeira, em Goiás, era responsável pelos envios, utilizando o serviço postal para despachar repetidamente essa mercadoria sem autorização legal. 

A ação foi realizada graças à cooperação entre a Polícia Civil de Goiás e a Polícia Civil de Alagoas, que compartilharam informações estratégicas para desarticular o esquema. O delegado responsável pela PCAL foi Rodrigo Sarmento. 

A suspeita presa em Goiás responderá pelo crime de contrabando e crime contra a saúde pública, com pena prevista de 10 a 15 anos de reclusão. Já as três mulheres em Alagoas foram autuadas por receptação culposa, infração que prevê pena de um mês a um ano de detenção, por terem adquirido os produtos irregularmente e sem fiscalização sanitária. 

A polícia alerta a população sobre os riscos de comprar medicamentos pela internet sem prescrição médica ou autorização dos órgãos sanitários, especialmente substâncias injetáveis para emagrecimento que exigem controle rigoroso de origem, qualidade e uso.