Notícias

Homem que tentou matar Donald Trump pode pegar prisão perpétua

Um júri concluiu que Ryan Routh pretendia matar Trump no ano passado, quando foi encontrado armado perto do campo de golfe de Trump, nos EUA.

Por Zona 10 05/02/2026 14h02
Homem que tentou matar Donald Trump pode pegar prisão perpétua
. - Foto: Reprodução

Ryan Wesley Routh, de 59 anos, pode ser condenado e sentenciado à prisão perpétua por tentar assassinar o então candidato e atual presidente Donald Trump em setembro de 2024, enquanto ele jogava golfe em um clube na Flórida. Routh havia escondido um rifle semiautomático entre arbustos a poucos metros do local, mas foi descoberto por agentes do Serviço Secreto antes de qualquer disparo — o que impediu uma tragédia maior. 

No julgamento federal em Fort Pierce, Routh foi considerado culpado por um júri em setembro de 2025 de cinco acusações, incluindo tentativa de assassinato de um candidato presidencial, posse ilegal de arma e agressão a um oficial federal. Durante o processo, ele optou por se defender sozinho e fez uma defesa confusa, chegando a tentar se ferir com uma caneta na sala de audiência após a leitura do veredito. 

Na audiência de sentença em fevereiro de 2026, a juíza Aileen Cannon impôs a pena máxima — prisão perpétua mais sete anos por uma das acusações de arma — rejeitando o pedido da defesa por uma pena menor. Promotores destacaram o planejamento prolongado e a falta de arrependimento de Routh, dizendo que sua ação representava uma ameaça à democracia e à segurança pública.