Notícias
Jovem suspeito de matar cão Orelha, não poderá ser internado
Um adolescente investigado pela morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis, não poderá ser submetido à medida de internação socioeducativa com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A decisão segue o entendimento legal atual, que restringe a internação a atos infracionais cometidos com grave ameaça ou violência contra pessoas — e não contra animais.
A Polícia Civil de Santa Catarina havia solicitado a internação do jovem após concluir as investigações e encaminhar o caso ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. No entanto, conforme explicam especialistas, para que a internação fosse possível em casos de violência animal que resultem em morte ou lesões graves, seria necessária uma alteração no ECA.
Ariel de Castro Alves, integrante da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da OAB, reforça que uma mudança na lei poderia prever punições mais severas nesses cenários, considerando o impacto social e a gravidade do ato.
Além da questão legal, especialistas apontam que, mesmo se o caso se enquadrasse nos critérios atuais, um adolescente primário e sem histórico de infrações graves dificilmente receberia internação. A medida é reservada para situações específicas, como reincidência em crimes graves ou descumprimento de medidas socioeducativas anteriores.
Em Santa Catarina, a tendência é que o juiz responsável pelo caso opte por alternativas como liberdade assistida, semiliberdade ou prestação de serviços à comunidade — preferencialmente em entidades de proteção animal —, em vez da internação.
As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
3Homem morre asfixiado após esposa sentar com o bumbum em seu rosto durante briga
4Manifestação contra Lula e Moraes acontece neste domingo em Maceió
5Escândalo: orgia entre profissionais de saúde durante plantão vira caso de polícia e gera investigação interna
6União dos Palmares: Granja Almeida sofre prejuízo de R$ 300 mil após fiscalização do MAPA
7FIBA 2025 anuncia primeiras atrações e aquece expectativa para o Festival de Inverno de Ibateguara
8Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
9Morre o radialista e poeta Anatole de Gado, figura irreverente de São José da Laje
10Jovem se joga de ponte do Reginaldo e é resgatado com vida em Maceió