Notícias

Profissionais do Hospital Veredas protestam contra salários atrasados de seis meses

Por Redação 04/02/2026 14h02
Profissionais do Hospital Veredas protestam contra salários atrasados de seis meses
. - Foto: Reprodução

Profissionais do Hospital Veredas, no bairro do Farol, em Maceió, protestaram nesta quarta-feira (4) contra o atraso de seis meses de salários e a não concessão de direitos trabalhistas básicos, como o 13º salário. A crise financeira da unidade afeta diversas categorias e já se estende por meses.

De acordo com os manifestantes, não foram pagos os salários relativos aos meses de abril, maio, outubro, novembro, dezembro e janeiro. Além disso, benefícios como o 13º salário seguem pendentes.

Amanda Gabriele, profissional de enfermagem da instituição, denuncia que o piso salarial da categoria não está sendo repassado, mesmo com os recursos chegando ao hospital. “Pisos de enfermagem que eles não fazem o repasse e recebem todos os meses – já perdi as contas de quantos meses”, afirmou.

Ela relata que, embora atrasos fossem comuns, a situação atual é crítica. “Sempre tivemos problemas com atraso, mas nunca desse jeito. Seis meses é um absurdo. Pessoas sem dinheiro para comer, sendo despejadas, tomando remédio controlado para conseguir continuar a viver”, desabafou.

Entre os casos mais graves está o de uma enfermeira identificada como Rose, que recebeu ordem de despejo por não conseguir pagar o aluguel. Devido ao estresse e às pressões financeiras, ela passou mal no hospital, teve um princípio de derrame e foi encaminhada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.

A manifestação busca pressionar por soluções imediatas para o pagamento dos salários e o cumprimento dos direitos trabalhistas.