Notícias

Polícia Civil desarticula organização criminosa em Alagoas em operação de grande escala

Por Redação 04/02/2026 09h09
Polícia Civil desarticula organização criminosa em Alagoas em operação de grande escala
. - Foto: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Civil de Alagoas (PCAL) iniciou a Operação Tríade Criminal. A ação tem como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e atuação faccionista na região. O nome da operação refere-se justamente a essas três frentes de atuação do grupo.

Coordenada pela 5ª Delegacia Regional de Palmeira dos Índios e pela 5ª Unidade de Homicídios, a operação é comandada pelos delegados Rosivaldo Vilar, Rodrigo Temóteo e João Paulo, com acompanhamento do diretor da DPJ3, delegado Alexandre Leite.

Segundo a PCAL, a operação é resultado de uma política de integração investigativa entre delegacias regionais e de homicídios, reconhecendo a forte ligação entre tráfico, assassinatos e organizações criminosas. As investigações identificaram um núcleo criminoso estruturado, responsável pela venda de drogas e por execuções em meio a disputas de território.

Foram cumpridos 45 mandados judiciais, sendo:

· 9 mandados de prisão;
· 31 mandados de busca e apreensão;
· 5 medidas cautelares diversas da prisão.

A operação contou com o apoio de várias unidades da PCAL, como o CORE e as Coordenações de Homicídios, além do Bope, do 10° Batalhão da Polícia Militar e do canil da PMAL.

A Polícia Civil reforçou que a ação faz parte de um esforço contínuo e qualificado no combate ao crime organizado, com foco em reduzir a violência, desarticular facções e preservar a ordem pública para garantir mais segurança à população.