Notícias
Mais de 147 mil identidades aguardam retirada em Alagoas
O Instituto de Identificação de Alagoas divulgou um dado preocupante ao final de janeiro: cerca de 147 mil Carteiras de Identidade Nacionais (CIN) já estão prontas, mas continuam acumuladas nos postos do órgão, aguardando a retirada pelos cidadãos que as solicitaram.
Os documentos foram produzidos ao longo de 2025 e no início deste ano, como parte do trabalho contínuo de emissão. No entanto, apesar de estarem disponíveis, a maioria não é retirada, sobrecarregando os postos.
Segundo o superintendente do Instituto, Antônio Ferreira, é fácil acompanhar o status do documento pela internet. Quem solicitou há pelo menos dez dias pode verificar se a identidade está pronta usando o QR Code do protocolo ou acessando o site da Polícia Científica, na área de "Serviços", selecionando "Carteira de Identidade" e depois "Acompanhamento". Basta informar o CPF ou o número do protocolo.
Quando o status indica "pronto", o cidadão deve comparecer à mesma unidade onde fez o pedido para retirar o documento. A CIN é essencial para acessar serviços públicos, benefícios sociais e garantir o pleno exercício da cidadania.
Ferreira destacou que o estado investiu em tecnologia para agilizar a emissão da nova CIN, que unifica dados e aumenta a segurança. Ele fez um apelo à população: "Por isso pedimos aos alagoanos que já solicitaram o documento, reservem alguns minutos para buscar suas identidades".
O Governo de Alagoas reforça que a emissão da identidade segue padrões rigorosos de agilidade, eficiência e segurança, conforme as normas federais.
As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
3Homem morre asfixiado após esposa sentar com o bumbum em seu rosto durante briga
4Manifestação contra Lula e Moraes acontece neste domingo em Maceió
5Escândalo: orgia entre profissionais de saúde durante plantão vira caso de polícia e gera investigação interna
6União dos Palmares: Granja Almeida sofre prejuízo de R$ 300 mil após fiscalização do MAPA
7FIBA 2025 anuncia primeiras atrações e aquece expectativa para o Festival de Inverno de Ibateguara
8Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
9Morre o radialista e poeta Anatole de Gado, figura irreverente de São José da Laje
10Jovem se joga de ponte do Reginaldo e é resgatado com vida em Maceió