Notícias

Inep volta atrás e cancela aplicativo para diploma do ensino médio; emissão será feita por site

Por Redação 27/01/2026 15h03 - Atualizado em 27/01/2026 15h03
Inep volta atrás e cancela aplicativo para diploma do ensino médio; emissão será feita por site
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que não lançará um aplicativo para a emissão do certificado de conclusão do ensino médio, voltando atrás em uma informação dada pelo próprio presidente do órgão, Manuel Palacios, na segunda-feira (26).

Na terça (27), Palacios afirmou à TV Globo que “usou a palavra errada” e causou “uma grande confusão”. Ele esclareceu que o processo de obtenção do documento será feito pela plataforma digital “Certificação Digital”, um site que estará disponível a partir de 2 de março.

A demora na disponibilização preocupa os estudantes, já que as matrículas no ensino superior começam em feveriro. Sem o certificado, os aprovados no Enem ou em vestibulares não conseguem efetivar a vaga na universidade.

O Inep informou que avisará as instituições de ensino sobre essa “pendência” documental, para evitar a perda das vagas. A plataforma funcionará com o login gov.br e contará com instituições certificadoras, como o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), para validar a emissão dos diplomas de forma totalmente digital.