Notícias

Deputados iniciam caminhada de 200km de MG a DF em protesto contra prisões ligadas ao 8 de janeiro

Por Redação 20/01/2026 15h03 - Atualizado em 21/01/2026 16h04
Deputados iniciam caminhada de 200km de MG a DF em protesto contra prisões ligadas ao 8 de janeiro
. - Foto: Reprodução redes sociais

Um grupo de deputados federais iniciou uma caminhada de aproximadamente 240 km entre Paracatu (MG) e Brasília (DF) como forma de protesto. A ação, intitulada "Caminhada pela Justiça e Liberdade", é organizada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e teve início na segunda-feira (19), com previsão de conclusão no domingo (25).

O ato é apresentado pelos participantes como uma manifestação pacífica contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros investigados ou condenados nos processos relacionados aos atos de 8 de janeiro de 2023, classificados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como tentativa de golpe de Estado.

André Fernandes (PL-CE), um dos integrantes da caminhada, afirmou em redes sociais que o Brasil "vive o período mais sombrio de sua história", citando "desmonte da liberdade, censura prévia e prisões políticas". Nikolas Ferreira negou que a iniciativa seja "vaidade" e a descreveu como um "chamado à consciência nacional".

Além de Ferreira e Fernandes, também participam ou anunciaram apoio os deputados Gustavo Gayer (PL-GO), Carlos Jordy (PL-RJ) e Sargento Gonçalves (PL-RN). A caminhada ocorre enquanto o STF mantém o julgamento de envolvidos nos episódios de 8 de janeiro.