Notícias

Trump recebe medalha do Nobel da Paz como 'presente' de líder venezuelana; Comitê afirma que prêmio não é transferível

Por Redação 16/01/2026 16h04
Trump recebe medalha do Nobel da Paz como 'presente' de líder venezuelana; Comitê afirma que prêmio não é transferível
. - Foto: Reprodução

A líder oposicionista venezuelana María Corina Machado presenteou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com sua medalha do Prêmio Nobel da Paz em um encontro na Casa Branca. O gesto, descrito por ela como um "reconhecimento ao compromisso dele com a liberdade" da Venezuela, ocorreu semanas após forças norte-americanas capturarem o presidente Nicolás Maduro em Caracas, acusado de narcotráfico.


"Eu acho que hoje é um dia histórico para nós, venezuelanos", declarou Machado, que se reuniu pessoalmente com Trump pela primeira vez. O presidente agradeceu na rede social Truth Social, classificando a ação como "um gesto maravilhoso de respeito mútuo".


Contudo, o Comitê do Nobel já se pronunciou, lembrando que o prêmio é pessoal e intransferível. Apesar do gesto simbólico, Trump ainda não endossou publicamente Machado como nova líder da Venezuela, mesmo com seu movimento reivindicando vitória nas eleições de 2024, amplamente contestadas.


A medalha foi entregue com uma placa de dedicatória que agradece a Trump por sua "liderança extraordinária na promoção da paz através da força" e por "garantir uma Venezuela livre".