Notícias

Polícia Civil captura um dos líderes mais procurados do Comando Vermelho em Alagoas

Prisão de “Quinzinho” no Paraná representa golpe à estrutura da facção criminosa no estado

Por Zona 10 15/01/2026 19h07
Polícia Civil captura um dos líderes mais procurados do Comando Vermelho em Alagoas
. - Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) anunciou, na noite de quarta-feira (14), a prisão de Givaldo Barbosa de França, 44 anos, conhecido como “Quinzinho”, apontado como um dos criminosos mais perigosos e procurados do estado e uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) em Alagoas. 

A captura foi realizada no estado do Paraná, fruto de um trabalho de inteligência e investigação coordenado pela Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), sob a coordenação do delegado Thales Araújo. “Quinzinho” figurava nas listas de procurados da Justiça alagoana e também em divulgação nacional feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Segundo a PCAL, o criminoso possui condenações definitivas que somam mais de 40 anos de prisão, sem possibilidade de recurso, por crimes relacionados ao tráfico de drogas e organização criminosa. Sua prisão fora do estado representa um golpe estratégico à atuação da facção fora e dentro de Alagoas. 

Após ser localizado e detido pelas equipes policiais no Paraná, Givaldo Barbosa foi recambiado para Alagoas. Com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), ele foi conduzido à Central de Flagrantes, onde passaram a ser realizados os procedimentos legais e de custódia previstos. 

Em nota, a Polícia Civil destacou que a operação reforça o compromisso institucional no enfrentamento às facções criminosas, com atuação integrada das forças de segurança para localizar e capturar criminosos de alta periculosidade.