Notícias

Moraes determina transferência de Bolsonaro da Superintendência da Polícia Federal para a Papudinha

Por Redação 15/01/2026 18h06
Moraes determina transferência de Bolsonaro da Superintendência da Polícia Federal para a Papudinha
Ex-presidente Jair Messias Bolsonaro - Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro será transferido do prédio da Superintendência da Polícia Federal em Brasília, onde cumpria pena, para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal. A decisão foi tomada nesta quinta-feira pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).


O local, que fica ao lado do Complexo Penitenciário da Papuda, é popularmente chamado de "Papudinha" e já abriga outros dois presos condenados em processos relacionados a atos golpistas: o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques.


Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão pelo crime de tentativa de golpe de Estado. Ele estava preso desde novembro.


Na mesma decisão, o ministro Alexandre de Moraes determinou que o ex-presidente passe por um exame médico realizado por peritos da Polícia Federal. O objetivo é avaliar seu estado de saúde e a possibilidade de transferência para um hospital penitenciário, se necessário.


A medida marca uma nova etapa no cumprimento da pena do ex-presidente, agora em uma unidade que concentra outros condenados por crimes semelhantes.