Notícias

EUA suspende emissão de vistos para 75 países, incluindo Brasil, segundo Fox News

Por G1 14/01/2026 12h12 - Atualizado em 14/01/2026 14h02
EUA suspende emissão de vistos para 75 países, incluindo Brasil, segundo Fox News
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, determinou o congelamento da emissão de vistos para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil, de acordo com uma reportagem exclusiva da rede americana Fox News publicada nesta quarta-feira (14). O governo norte-americano ainda não confirmou oficialmente a medida.

Segundo a Fox News, que afirma ter tido acesso a um memorando interno, a decisão partiu do Departamento de Estado dos EUA. A pausa temporária na concessão teria como objetivo permitir uma revisão dos critérios utilizados para autorizar a entrada de estrangeiros no país. A medida estaria prevista para entrar em vigor no dia 21 de janeiro, sem data definida para terminar.

A reportagem não detalha, no entanto, quais categorias de visto seriam afetadas. Ainda não está claro se os vistos de turista estão incluídos na suspensão.

Na lista de países sujeitos ao congelamento, divulgada pela emissora, também constam nações como Irã, Rússia, Afeganistão, Iraque, Somália e Tailândia.

A Fox News também informa que, como parte dessa revisão de políticas migratórias, o governo Trump estuda a possibilidade de barrar a entrada de pessoas mais velhas e com sobrepeso. Em novembro, a agência Associated Press já havia noticiado que a administração avaliava novas diretrizes para restringir a entrada de pessoas obesas, sob a justificativa de que representariam um custo excessivo para o sistema público de saúde dos EUA.

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que ainda não havia recebido nenhuma notificação oficial sobre a nova restrição vinda do governo em Washington. O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), não manifestou uma resposta até a última atualização desta reportagem.

A situação, portanto, permanece em caráter não oficial, baseada na reportagem da Fox News, aguardando confirmação ou desmentido por parte das autoridades norte-americanas.