Notícias

Polícia desarticula esquema de mineração ilegal de criptomoedas em quatro fazendas de Alagoas

Por Redação 13/01/2026 08h08
Polícia desarticula esquema de mineração ilegal de criptomoedas em quatro fazendas de Alagoas
. - Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) desarticulou, na sexta-feira (09), uma estrutura ilegal de mineração de criptomoedas que operava em quatro fazendas na zona rural de Porto Real do Colégio, na região sul do estado.

Segundo as investigações, o esquema se baseava no furto de energia elétrica em larga escala, por meio de ligações clandestinas diretas à rede de distribuição. A polícia estima que o consumo mensal ilegal era de aproximadamente 200 mil kWh, equivalente ao uso moderado de cerca de mil residências.

O prejuízo mensal com a energia furtada é calculado em R$ 155 mil, totalizando cerca de R$ 750 mil em cinco meses de operação clandestina. A instabilidade causada na rede elétrica chegava a provocar picos de tensão e queima de aparelhos eletrodomésticos em propriedades vizinhas.

Além do furto de energia, o esquema utilizava bombeamento irregular de água do Rio São Francisco para resfriar as máquinas, que funcionavam continuamente na resolução de complexos cálculos matemáticos para gerar moedas digitais.

Durante a operação, foram apreendidos diversos equipamentos tecnológicos de alto desempenho usados na mineração. As investigações seguem em andamento.