Notícias
Governo Lula se reúne com setor pornô e discute a proteção de menores
Reuniões no Ministério da Justiça trataram de exigência de verificação de idade, prazos de adaptação e padronização de punições antes da entrada em vigor da nova lei, em março
Integrantes do governo federal se reuniram, nos dias 6 e 7 deste mêS, com representantes do setor de entretenimento adulto para discutir a implementação das regras do chamado ECA Digital, que começam a valer em março. O objetivo é estabelecer mecanismos mais rígidos de verificação de idade e impedir o acesso de crianças e adolescentes a conteúdos impróprios na internet.
A presidente da Associação Brasileira da Indústria e Profissionais do Entretenimento Adulto (Abipea), Paula Aguiar, esteve no Ministério da Justiça com uma comitiva do setor. O grupo foi recebido pelo diretor de Segurança e Prevenção de Riscos no Ambiente Digital, Ricardo de Lins e Horta, e sua equipe.
Segundo Paula Aguiar, o segmento manifestou apoio às novas regras e se colocou à disposição para colaborar com a proteção de menores. “Queremos contribuir para impedir que crianças e adolescentes tenham acesso a sites com conteúdo pornográfico. É um movimento que acontece no mundo inteiro”, afirmou. Ela também reconheceu que a implementação terá custos para as empresas, mas defendeu a construção de soluções conjuntas.
Além da Abipea, participaram da reunião representantes das empresas Esapiens Tecnologia Digital S/A, Atlas Technology, dos sites Fatal Model e Skokka, e do escritório Opice Blum Advogados.
De acordo com o Ministério da Justiça, as principais demandas do setor envolvem a forma de aferição de idade nas plataformas, o prazo para adaptação às novas exigências e a uniformização das sanções que serão aplicadas em caso de descumprimento.
O secretário Ricardo Horta destacou que a prioridade do governo é proteger crianças e adolescentes sem inviabilizar atividades econômicas lícitas. “A partir de 18 de março, quando o ECA Digital entra em vigor, não será mais permitido o uso apenas da autodeclaração de idade para acessar sites de conteúdo adulto”, reforçou.
As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
3Homem morre asfixiado após esposa sentar com o bumbum em seu rosto durante briga
4Manifestação contra Lula e Moraes acontece neste domingo em Maceió
5Escândalo: orgia entre profissionais de saúde durante plantão vira caso de polícia e gera investigação interna
6União dos Palmares: Granja Almeida sofre prejuízo de R$ 300 mil após fiscalização do MAPA
7FIBA 2025 anuncia primeiras atrações e aquece expectativa para o Festival de Inverno de Ibateguara
8Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
9Morre o radialista e poeta Anatole de Gado, figura irreverente de São José da Laje
10Jovem se joga de ponte do Reginaldo e é resgatado com vida em Maceió