Notícias

EUA lançam “ataques em larga escala” contra o Estado Islâmico na Síria

Por Redação 12/01/2026 06h06
EUA lançam “ataques em larga escala” contra o Estado Islâmico na Síria
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

Os Estados Unidos, com apoio de forças aliadas, conduziram um ataque de grande escala contra posições do Estado Islâmico na Síria neste sábado (10). A ação foi confirmada pelo Comando Central das Forças Armadas dos EUA (Centcom).

Os bombardeios, parte da "Operação Hawkeye Strike" anunciada em dezembro, atingiram múltiplos alvos do grupo terrorista em território sírio. A ofensiva é uma retaliação direta a um ataque do Estado Islâmico em 13 de dezembro de 2025, na cidade de Palmira, que resultou na morte de dois soldados americanos e um intérprete civil dos EUA.

Em comunicado, o Centcom afirmou que o objetivo é erradicar a ameaça terrorista, prevenir novos atentados e proteger as forças americanas e parceiras na região. A mensagem deixada foi contundente: "se ferirem nossos combatentes, nós os encontraremos e os mataremos em qualquer lugar do mundo".

A operação foi autorizada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e reforça o compromisso declarado da coalizão internacional em perseguir grupos extremistas na região.