Notícias

'O Agente Secreto' é 1º filme brasileiro a ganhar 2 prêmios no Globo de Ouro

Por Redação 12/01/2026 06h06
'O Agente Secreto' é 1º filme brasileiro a ganhar 2 prêmios no Globo de Ouro
Poster do filme - Foto: Reprodução

O filme brasileiro "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho, entrou para a história do cinema nacional ao vencer duas categorias no Globo de Ouro 2026, na cerimônia realizada no domingo (11/01). Esta é a primeira vez que uma produção brasileira leva dois troféus em uma única edição da premiação.

A obra foi premiada como Melhor Filme em Língua Não Inglesa e garantiu a estatueta de Melhor Ator em Filme de Drama para Wagner Moura. O longa ainda concorria na categoria principal de Melhor Filme de Drama, mas perdeu para "Hamnet".

Com essas vitórias, o Brasil iguala um marco: a última vez que um filme nacional venceu na categoria de língua estrangeira foi com "Central do Brasil", em 1999. Antes, apenas "Orfeu Negro" (1960) havia conseguido o feito.

A dupla conquista coroa uma trajetória de sucesso internacional do filme. Antes mesmo do Globo de Ouro, "O Agente Secreto" já havia acumulado 56 prêmios em 36 cerimônias, incluindo as honrarias de Melhor Diretor e Melhor Ator no prestigiado Festival de Cannes de 2025.

A vitória fortalece a campanha do filme rumo ao Oscar. "O Agente Secreto" já está na lista pré-selecionada para a categoria de Melhor Filme Internacional da edição de 2026, que terá seus indicados finais anunciados em 22 de janeiro. O caminho lembra o do filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", que, após vencer o Globo de Ouro com Fernanda Torres em 2025, conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

O desempenho brasileiro reflete uma tendência de maior diversidade e abertura a produções não anglófonas nas principais premiações de Hollywood, um movimento que teve como marco a vitória de "Parasita" no Oscar de 2020.