Notícias

Trump sugere que Cuba faça um acordo "antes que seja tarde"

Por Redação 11/01/2026 11h11
Trump sugere que Cuba faça um acordo 'antes que seja tarde'
Presidente dos Estados Unidos Donald Trump - Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu publicamente neste domingo (11) que o governo cubano deveria negociar um acordo com os Estados Unidos, sob o alerta de que a ilha deixará de receber petróleo e apoio financeiro.

Em uma publicação em sua plataforma Truth Social, Trump foi direto: “NÃO HAVERÁ MAIS PETRÓLEO NEM DINHEIRO PARA CUBA — ZERO! Sugiro fortemente que eles façam um acordo, ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS”.

Em suas declarações, o presidente americano lembrou que Cuba dependeu por anos do fornecimento de petróleo e recursos financeiros da Venezuela. Com a recente operação militar que levou à captura do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro, Trump avalia que a economia cubana está ainda mais vulnerável.

O mandatário também intensificou ameaças a outros países, especialmente na América Latina, mas afirmou que Cuba não precisaria de uma intervenção militar direta dos EUA. Na visão de Trump, o país “cairá por conta própria”, uma vez que sua economia, fortemente dependente do petróleo venezuelano, “implodirá” sem necessidade de ação militar estadunidense.

As declarações reforçam a postura de pressão econômica e política da administração Trump em relação ao governo cubano, em meio a um cenário regional de mudanças após a queda de Maduro.