Notícias

Canetas emagrecedoras ilegais oferecem risco de efeito rebote e danos à saúde

Estudo mostra que até remédios aprovados fazem o peso voltar rápido — versões vendidas ilegalmente são ainda mais perigosas.

Por Zona 10 09/01/2026 14h02
Canetas emagrecedoras ilegais oferecem risco de efeito rebote e danos à saúde
. - Foto: Reprodução / Internet

Um estudo publicado no British Medical Journal alerta que pessoas que usam canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Wegovy, recuperam o peso rapidamente quando param o tratamento. Em média, o ganho é de 0,8 quilo por mês, o que faz muitos voltarem ao peso anterior em cerca de um ano e meio.

A pesquisa, que analisou 37 estudos com mais de 9 mil pacientes, mostra que, apesar da grande perda de peso durante o uso, o chamado efeito rebote é forte e rápido.

Especialistas alertam que o risco é ainda maior quando esses medicamentos são comprados de vendedores sem formação na área da saúde e sem aprovação da Anvisa. Esses produtos podem ter dosagem errada, substâncias desconhecidas ou contaminação, colocando a saúde em perigo.

A recomendação é clara: medicamentos para emagrecer só devem ser usados com receita médica e registro na Anvisa. Fora disso, o que parece solução rápida pode virar um problema sério.