Notícias

Alagoas fica de fora do ranking dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil

Levantamento nacional expõe desigualdade na qualidade hospitalar do SUS e ausência de unidades alagoanas no topo

Por Zona 10 08/01/2026 14h02
Alagoas fica de fora do ranking dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil
. - Foto: Reprodução

Um levantamento inédito que identificou os 100 melhores hospitais públicos do Brasil não listou nenhuma unidade de Alagoas entre as selecionadas, segundo dados do estudo divulgado em janeiro de 2026. A pesquisa avaliou hospitais geridos integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com mais de 50 leitos, com indicadores como acreditação, taxas de ocupação, mortalidade, disponibilidade de leitos de UTI e tempo médio de internação, com dados coletados entre agosto de 2024 e julho de 2025. 

O ranking foi elaborado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e antecede o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, cuja fase final deve acontecer em maio de 2026. 

Enquanto estados como São Paulo lideram com 30 unidades no ranking, e outros como Goiás, Pará, Santa Catarina e Pernambuco figuram com múltiplos hospitais reconhecidos, Alagoas não teve representantes incluídos entre os 100 melhores. Essa ausência coloca o estado ao lado de outras unidades da federação que também ficaram fora da lista, como Mato Grosso e Paraíba, além de diversos estados da Região Norte, reforçando disparidades regionais na distribuição de hospitais públicos de referência.

*Com informações de Agência Brasil