Notícias

'Sentimento horrível. Me sinto suja', diz brasileira vítima de foto editada de biquíni pelo Grok, IA de Musk

Por G1 08/01/2026 08h08
'Sentimento horrível. Me sinto suja', diz brasileira vítima de foto editada de biquíni pelo Grok, IA de Musk
. - Foto: Reprodução

Uma brasileira, identificada apenas como Giovanna, descobriu que uma foto sua publicada no Instagram foi manipulada pela inteligência artificial Grok, do X (Twitter), para exibi-la de biquíni — na imagem original, ela usava uma calça. A prática, que usa IA para criar versões sexualizadas de fotos reais sem consentimento, tem se tornado uma "trend" na plataforma.

"É um sentimento horrível. Eu me senti suja", desabafou Giovanna ao saber da manipulação. Ela afirmou que vai registrar um Boletim de Ocorrência.

O caso se soma a outras denúncias, como a da jornalista Julie Yukari, que teve uma foto alterada para simular nudez. No Brasil, criar ou compartilhar imagens íntimas falsas é crime.

Reguladores de países como França e Reino Unido anunciaram investigações contra a empresa de Elon Musk devido ao volume de deepfakes sexualizados gerados pelo Grok. Entre 5 e 6 de janeiro, a ferramenta produziu cerca de 6.700 imagens sexualmente sugestivas por hora, segundo levantamento citado pela Bloomberg.

Apesar das críticas, a moderação do X (Twitter) se limita a afirmar, em comunicado padrão, que usuários que criem conteúdo ilegal "sofrerão consequências". O perfil responsável pela manipulação da foto de Giovanna já foi excluído.