Notícias

EUA retiram acusação de que Maduro chefiava o ‘Cartel de los Soles’ e admitem que grupo é irreal

Por Redação 07/01/2026 08h08
EUA retiram acusação de que Maduro chefiava o ‘Cartel de los Soles’ e admitem que grupo é irreal
. - Foto: Reprodução

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos revisou a acusação de que o presidente venezuelano Nicolás Maduro liderava uma organização narcotraficante denominada "Cartel de los Soles". Segundo reportagem do The New York Times, o termo é considerado por especialistas em crime organizado uma construção midiática surgida nos anos 1990, sem evidências de que exista como um cartel estruturado.


Com a mudança, promotores norte-americanos passaram a descrever o "Cartel de los Soles" não como uma organização formal, mas como um sistema difuso de corrupção e tráfico de drogas. As novas alegações mantêm que Maduro e o ex-presidente Hugo Chávez "participaram ou protegeram" tal sistema, mas não o descrevem mais como seu líder direto.


A alteração na denúncia ocorre após a captura de Maduro por forças dos EUA no início de janeiro. Especialistas consultados pela reportagem apontam que o ajuste reflete fragilidades na acusação original.


A operação que levou à detenção do líder venezuelano foi objeto de crítica pela Organização das Nações Unidas, que a classificou como uma violação dos princípios de soberania e não intervenção consagrados na Carta da ONU.