Notícias

Quatro trechos do litoral de Alagoas devem ser evitados por contaminação fecal

Boletim do IMA alerta para presença de bactéria indicadora de esgoto em áreas de Maceió, Litoral Norte e Litoral Sul

Por Zona 10 06/01/2026 16h04
Quatro trechos do litoral de Alagoas devem ser evitados por contaminação fecal
. - Foto: Reprodução

Apesar do cenário geral positivo na qualidade da água do mar em Alagoas, cinco trechos do litoral foram classificados como impróprios para banho devido à contaminação fecal, segundo o boletim mais recente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL).

Em Maceió, dois pontos urbanos apresentam níveis elevados da bactéria Escherichia coli, que indica risco à saúde dos banhistas. Os trechos são a Praia de Ponta Verde, na altura da Avenida Sílvio Carlos Viana, e a Praia de Jacarecica, nas proximidades da Rua Herry V. Vieira de Paula.

No Litoral Norte, os locais a serem evitados estão em Maragogi, especificamente nas áreas próximas à foz do Rio Maragogi e à foz do Rio Persinunga. Nessas regiões, a influência direta dos rios contribui para o aumento da carga de poluentes lançados no mar.

No litoral Sul, o banhista deve evitar contato com as águas do mar em até 300 metros da foz do Rio Niquim, na Barra de São Miguel, em função da presença de coliformes fecais.

De acordo com o IMA, a presença de contaminação fecal está associada, principalmente, ao lançamento irregular de esgoto e ao aumento do fluxo de águas pluviais, especialmente após períodos de chuva. A recomendação é que banhistas evitem contato com a água nessas áreas, reduzindo o risco de infecções e doenças.