Notícias

Segundo levantamento, ataque dos EUA na Venezuela deixou 40 mortos

Por Redação 04/01/2026 08h08
Segundo levantamento, ataque dos EUA na Venezuela deixou 40 mortos
Imagem do ataque a Venezuela - Foto: Reprodução

Uma operação militar norte-americana realizada neste sábado (3) resultou na captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e em 40 mortos, segundo informações publicadas pelo New York Times.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a ação em sua rede social e afirmou que o país comandará a Venezuela durante a transição de governo, assumindo também o controle do petróleo local. Ele reiterou acusações de que Maduro chefia um cartel de narcotráfico na região.

A ofensiva, batizada de "Operação Absolute Resolve", foi planejada há meses e envolveu tropas de elite, incluindo a Delta Force. A CIA mantinha agentes em solo desde agosto, auxiliando no monitoramento da rotina de Maduro. Um informante próximo ao líder venezuelano teria ajudado a indicar sua localização exata durante a ação.

Maduro e sua esposa foram capturados em Caracas e transportados para Nova York em um navio de guerra estadunidense. A operação incluiu ataques a diversos pontos da capital venezuelana.

A pressão sobre Maduro havia aumentado em agosto, quando os EUA elevaram a recompensa por sua captura para US$ 50 milhões e reforçaram a presença militar no Caribe, sob a justificativa inicial de combate ao narcotráfico.