Notícias

Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, é preso após descumprir medida cautelar

Por Redação 02/01/2026 08h08 - Atualizado em 02/01/2026 15h03
Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, é preso após descumprir medida cautelar
Filipe Martins - Foto: Reprodução

O ex-assessor da Presidência Filipe Martins foi preso preventivamente nesta sexta-feira, 2 de janeiro, em sua casa em Ponta Grossa (PR). A ordem partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Martins, que estava em prisão domiciliar desde o último sábado, foi condenado em dezembro a 21 anos de prisão por envolvimento na trama golpista que buscava reverter o resultado das eleições de 2022. A prisão de agora não é para cumprir a pena (que ainda está sendo recorrida), mas porque Moraes entendeu que ele descumpriu as condições impostas.

O motivo foi o acesso à sua conta no LinkedIn. A defesa de Martins admitiu ao STF ter utilizado a rede social para buscar informações para o processo, mas alegou que não houve nenhuma publicação, apenas consultas. A defesa argumenta que a proibição de usar redes sociais, uma das condições da prisão domiciliar, se refere apenas a fazer postagens.

Para o ministro, no entanto, o acesso em si já configurava descumprimento. Após dar um prazo para explicações, Moraes decretou a prisão preventiva.

A medida cautelar de prisão domiciliar havia sido aplicada no sábado contra Martins e outras nove pessoas condenadas, como forma de prevenir fugas, após o caso do ex-diretor da PRF Silvinei Vasquez, que fugiu para o Paraguai.