Notícias
Samu registra mais de 6,5 mil acidentes com motos em Alagoas em 2025
Com média de 18 ocorrências/dia, serviço reforça atendimento com motolâncias para agilizar socorro
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas registrou, de janeiro a 15 de dezembro, 6.504 acidentes envolvendo motocicletas — uma média de 17,8 casos por dia. As ocorrências mais frequentes são colisões com carros, bicicletas, animais, carroças, caminhões, ônibus, além de quedas e atropelamentos, evidenciando a complexidade e a gravidade do trânsito no estado.
Diante desses números, apurados pelas centrais de Maceió e Arapiraca, o Samu intensificou o atendimento com o reforço de 15 motolâncias, veículos estratégicos para alcançar locais de difícil acesso, especialmente em situações de trânsito intenso, com maior agilidade.
Em um acidente recente entre carro e motocicleta, ocorrido no último domingo (28), às 18h22, na Rua Prof. Virgínio e Campos, bairro do Farol, em Maceió, um jovem perdeu os dedos do pé direito devido à gravidade das lesões. Apesar de utilizar capacete, havia indícios de ingestão de bebida alcoólica. O atendimento foi realizado por uma equipe da Unidade de Suporte Básico (USB), que encaminhou a vítima ao Hospital Geral do Estado (HGE).
Somente em 2025, essas unidades de motolância já realizaram 2.789 atendimentos, com média diária de 7,6 ocorrências — sendo 2.094 em Maceió e 695 em Arapiraca. Os registros contemplam tanto casos clínicos, como mal-estar, convulsões e desmaios, quanto acidentes traumáticos, a exemplo de quedas e colisões.
Segundo o coordenador geral do Samu em Alagoas, Mac Douglas de Oliveira Lima, o aumento da demanda exige respostas cada vez mais rápidas. “Os acidentes com motocicletas representam uma pressão constante sobre nossas equipes. Quando o caso é grave, precisamos estabilizar a vítima no local e transportar rapidamente para o hospital. Muitas vezes, a primeira resposta salva vidas — e é aí que as motolâncias mostram sua eficácia”, destaca.
As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
3Homem morre asfixiado após esposa sentar com o bumbum em seu rosto durante briga
4Manifestação contra Lula e Moraes acontece neste domingo em Maceió
5Escândalo: orgia entre profissionais de saúde durante plantão vira caso de polícia e gera investigação interna
6União dos Palmares: Granja Almeida sofre prejuízo de R$ 300 mil após fiscalização do MAPA
7FIBA 2025 anuncia primeiras atrações e aquece expectativa para o Festival de Inverno de Ibateguara
8Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
9Morre o radialista e poeta Anatole de Gado, figura irreverente de São José da Laje
10Jovem se joga de ponte do Reginaldo e é resgatado com vida em Maceió