Notícias

Polícia Federal prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro em ação nacional

Por Redação 27/12/2025 10h10
Polícia Federal prende Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro em ação nacional
Filipe Martins - Foto: Reprodução

BRASÍLIA - A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã deste sábado (27), dez mandados de prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica contra condenados pela trama golpista que tentou manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. A ação ocorre por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Entre os presos está Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro. Agentes da PF compareceram à casa dele, em Ponta Grossa (PR), para efetivar a medida. Em nota, o advogado de Martins, Jeffrey Chiquini, classificou a prisão como "abusiva", argumentando que não há indícios concretos de risco de fuga.

A operação foi deflagrada após a tentativa de fuga de Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e também condenado. Vasques, que cumpria prisão domiciliar, rompeu a tornozeleira eletrônica e tentou fugir para o Paraguai na quinta-feira (25). Ele foi detido pela polícia paraguaia quando tentava embarcar para El Salvador e foi entregue à PF na fronteira na sexta-feira (26). Com isso, Moraes converteu sua prisão domiciliar em preventiva.

Além do Paraná, as ordens judiciais estão sendo cumpridas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Tocantins e no Distrito Federal, com apoio do Exército em parte das ações. O STF também determinou outras medidas cautelares, como a proibição do uso de redes sociais e do contato com outros investigados.

Filipe Martins foi condenado a 21 anos de prisão, e Silvinei Vasques a 24 anos e 6 meses. Ambos integram o chamado "Núcleo 2" da investigação sobre a trama golpista. O caso segue sob acompanhamento da Justiça.