Notícias

Antonio Carlos Rodrigues, deputado do PL assina cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem

Por Redação 19/12/2025 08h08
Antonio Carlos Rodrigues, deputado do PL assina cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) - Foto: Reprodução

O deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) assinou, como membro suplente da Mesa Diretora da Câmara, os documentos de cassação dos mandatos de dois colegas de partido: Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ). A decisão foi oficializada nesta quinta-feira (18) pela Mesa, composta pela presidência e por secretários da Casa.

Rodrigues assinou no lugar do 4º secretário titular, Sergio Souza (MDB-PR), que estava ausente. Além dele, outros cinco parlamentares também subscreveram os documentos, incluindo suplentes que assumiram devido à ausência de outros integrantes titulares da Mesa.

A assinatura de Rodrigues chamou atenção por ele ser do mesmo partido dos cassados e por já ter sido alvo de ameaça de expulsão do PL após elogiar publicamente o ministro Alexandre de Moraes, do STF — relator dos processos que resultaram na condenação de Ramagem e em investigações contra Eduardo Bolsonaro.

O deputado é considerado um político histórico do PL, com trajetória longa no partido desde 1999, antes da ascensão da família Bolsonaro na sigla. Ele é aliado do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e atuou nas articulações para o retorno dele ao comando do PL após cumprir pena no caso do Mensalão.

A cassação dos mandatos segue decisão judicial e foi formalizada pela Mesa Diretora, que tem a função de dar andamento a determinações do Poder Judiciário referentes ao exercício do mandato parlamentar.