Notícias
Governador anuncia bônus de R$ 90 milhões para servidores da Educação de Alagoas
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, anunciou nesta semana o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa que prevê o pagamento de uma bonificação no valor total de R$ 90 milhões aos servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A medida é um reconhecimento ao empenho dos mais de 20 mil profissionais da pasta que garantiram uma participação maciça dos estudantes na última aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
De acordo com o governador, a taxa de participação da rede estadual no exame saltou de 74%, em 2023, para quase 99% em 2025. O Saeb, aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um dos principais componentes para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“Por essa razão, ainda este ano, queremos pagar mais uma folha, mais um salário para os servidores da Educação”, afirmou Dantas em vídeo divulgado em suas redes sociais. A expectativa é que a proposta seja aprovada pelos deputados e que o pagamento seja efetuado ainda em dezembro.
A secretária estadual de Educação, Roseane Vasconcelos, agradeceu o gesto do governador e destacou o esforço conjunto de servidores, estudantes e famílias para o alto índice de participação na avaliação, que contou com mais de 36 mil alunos da rede estadual.
Os resultados preliminares do Saeb 2025 estão previstos para serem divulgados em julho do próximo ano, com a divulgação final a partir de agosto de 2026.
