Notícias

Ex-juiz da Lava Jato pede à PF investigação contra Moro por coação

Por CNN com Redação 17/12/2025 15h03
Ex-juiz da Lava Jato pede à PF investigação contra Moro por coação
Sergio Moro - Foto: Reprodução

O ex-juiz federal Eduardo Appio, que substituiu Sergio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba, encaminhou um ofício à Polícia Federal solicitando a abertura de investigação contra o senador Sergio Moro (União-PR) por suposto crime de coação no curso do processo.

No documento, enviado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, Appio alega que Moro publicou, em 12 de dezembro, em suas redes sociais, “notícias de natureza difamante e injuriosa contra minha pessoa, chamando-me publicamente de ladrão”. A referência é a um caso em que Appio teria sido investigado por supostamente sair de um mercado sem pagar por garrafas de champanhe.

Appio afirma ser testemunha em três inquéritos sigilosos no Supremo Tribunal Federal (STF), sob relatoria do ministro Dias Toffoli, que investigam a atuação da 13ª Vara de Curitiba durante o período de Moro. O ex-juiz argumenta que as declarações do senador têm como objetivo coagir sua atuação como testemunha.

A PF informou que o pedido está em análise. A 13ª Vara de Curitiba foi alvo de busca e apreensão pela PF no dia 3 de dezembro, por determinação do STF, após a Justiça Federal não ter encaminhado documentos solicitados.