Notícias

Ataque a tiros em praia da Austrália e deixa 11 mortos; homem desarma atirador e é chamado de herói

Por Redação 14/12/2025 09h09
Ataque a tiros em praia da Austrália e deixa 11 mortos; homem desarma atirador e é chamado de herói
Momento em que atirador foi desarmado - Foto: Reprodução

Um homem foi considerado pelas autoridades da Austrália como um "herói genuíno" após enfrentar e desarmar um dos atiradores responsáveis por um ataque que deixou pelo menos 11 mortos neste domingo (14), na praia de Bondi, em Sydney.

Um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais mostra o momento decisivo: vestindo uma blusa branca, o homem se protege atrás de carros estacionados, aproxima-se do agressor por trás e consegue retirar a arma de suas mãos, impedindo mais violência.

A ação corajosa foi elogiada publicamente pelo primeiro-ministro de Nova Gales do Sul, Chris Minns. “É a cena mais inacreditável. Esse homem é um herói genuíno e não tenho dúvida de que muitas, muitas pessoas estão vivas hoje à noite por causa de sua bravura”, declarou.

O ataque, ocorrido em uma das praias mais famosas do país, mobilizou um grande contingente policial e equipes de resgate. Segundo as investigações preliminares, dois suspeitos estiveram envolvidos. Um deles morreu no local e o outro foi hospitalizado em estado crítico. Além das fatalidades, várias pessoas ficaram feridas e foram levadas a hospitais da região.

As autoridades ainda trabalham para esclarecer a motivação do crime. A polícia confirmou que um evento da comunidade judaica acontecia nas proximidades no momento dos tiros, mas ressalta que ainda não é possível confirmar se o encontro foi o alvo específico do atentado.