Notícias
CCJ da Câmara aprova cassação de Carla Zambelli; decisão final vai ao plenário
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), por ampla maioria (32 votos a 2), o parecer que recomenda a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). O caso segue agora para votação no plenário da Casa.
Zambelli está presa na Itália, onde participou por videoconferência da reunião. Ela foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por comandar invasões a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença é definitiva desde junho.
A CCJ rejeitou o relatório original do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que defendia a manutenção do mandato sob alegação de "perseguição política" e falta de provas. Em seu lugar, foi aprovado o parecer do deputado Cláudio Cajado (PP-BA), que argumentou que não cabe ao Legislativo reavaliar uma condenação judicial definitiva.
Para que Zambelli perca o mandato, serão necessários pelo menos 257 votos a favor no plenário. A previsão é que a votação ocorra ainda nesta quarta. Também está na pauta a cassação do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), acusado de quebrar decoro parlamentar.
