Notícias

Argentina iniciará processos de extradição de foragidos brasileiros presos no país pelo 8 de janeiro

Por Redação 04/12/2025 11h11
Argentina iniciará processos de extradição de foragidos brasileiros presos no país pelo 8 de janeiro
Invasão do 8 de janeiro - Foto: Reprodução

Os 61 brasileiros considerados foragidos da Justiça do Brasil e presos na Argentina, por sua participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, serão submetidos a julgamentos de extradição. A informação foi confirmada em entrevista à GloboNews.

O porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, reafirmou em 2024 o compromisso do país com o processo legal, declarando que não há "pactos de impunidade" e que a Argentina respeitará as decisões do Judiciário brasileiro, "como respeitamos cada decisão judicial".

Apesar da posição oficial, o contexto político adiciona uma camada de complexidade ao caso. O presidente argentino, Javier Milei, é aliado público do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), que também é investigado no inquérito sobre os atos antidemocráticos.

A determinação pela extradição dos foragidos foi emitida no ano passado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator das ações penais contra os envolvidos nos ataques às instituições.

Agora, com a abertura dos trâmites de extradição na Argentina, o processo segue para a fase judicial no país vizinho, onde cada caso será analisado individualmente antes de uma possível transferência para o Brasil.