Notícias

Trump diz que vai proibir imigração de países do "terceiro mundo"

Por Redação 28/11/2025 09h09 - Atualizado em 28/11/2025 09h09
Trump diz que vai proibir imigração de países do 'terceiro mundo'
Presidente dos Estados Unidos Donald Trump - Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (28) que pretende "pausar permanentemente" a imigração de pessoas vindas de países que classifica como "terceiro mundo". A declaração foi feita em suas redes sociais após o feriado de Ação de Graças.

Em suas publicações, Trump não especificou quais nações seriam afetadas pela medida, mas acusou os imigrantes de causar sobrecarga nos serviços públicos, déficit e "disfunção social" no país. Ele também prometeu acabar com benefícios para não-cidadãos e deportar estrangeiros que considere um "risco à segurança" ou "incompatíveis com a Civilização Ocidental".

A medida surge no contexto de um ataque ocorrido na última quarta-feira (26) perto da Casa Branca, onde um guarda nacional morreu e outro ficou ferido. O suspeito, um imigrante afegão que estava irregular no país, foi preso.

Além do anúncio geral, Trump já havia determinado na quinta-feira (27) a revisão de Green Cards (vistos de residência permanente) concedidos a estrangeiros de 19 países, incluindo Afeganistão, Haiti, Venezuela, Cuba e Irã. O presidente vinculou a política de imigração à segurança nacional, defendendo uma "migração reversa" como solução para os problemas que atribui à atual gestão migratória.

As declarações devem intensificar o debate sobre imigração nos Estados Unidos.