Notícias
Universidade Federal de Alagoas anula reconhecimento de mais de 200 diplomas de mestrado e doutorado
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) cancelou o reconhecimento de 218 diplomas de mestrado e doutorado emitidos pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), do Paraguai. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (25).
De acordo com a portaria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, análises técnica e documental identificaram irregularidades graves que comprometem a autenticidade dos diplomas. O objetivo da medida, segundo a Ufal, é "assegurar a integridade dos processos acadêmicos e a credibilidade institucional".
O cancelamento foi baseado em um ofício da Polícia Federal enviado à universidade, que pedia esclarecimentos sobre o reconhecimento dos documentos da FICS. A PF informou que a instituição paraguaia atua de forma irregular no Brasil e não possui registro nos órgãos oficiais de educação do Paraguai, como o Ministério da Educação e Ciências (MEC-PY) e o Conselho Nacional de Educação Superior (CONES).
Documentos dessas agências comprovam que a faculdade está irregular desde 2013 e não tem autorização para oferecer cursos de licenciatura e mestrado em Relações Internacionais. Por isso, quaisquer títulos emitidos pela FICS são considerados "nulos e sem valor oficial".
A investigação também apontou incongruências documentais e divergências entre a FICS e o Instituto Superior Interamericano de Ciencias Sociales (ISICS), indicando uma possível clonagem institucional e uso indevido de uma lei paraguaia.
As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
3Homem morre asfixiado após esposa sentar com o bumbum em seu rosto durante briga
4Manifestação contra Lula e Moraes acontece neste domingo em Maceió
5Escândalo: orgia entre profissionais de saúde durante plantão vira caso de polícia e gera investigação interna
6União dos Palmares: Granja Almeida sofre prejuízo de R$ 300 mil após fiscalização do MAPA
7FIBA 2025 anuncia primeiras atrações e aquece expectativa para o Festival de Inverno de Ibateguara
8Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
9Morre o radialista e poeta Anatole de Gado, figura irreverente de São José da Laje
10Jovem se joga de ponte do Reginaldo e é resgatado com vida em Maceió