Notícias

Um ano depois: União dos Palmares relembra tragédia na Serra da Barriga

Homenagens, ações de saúde e medidas de segurança marcam a data que completa um ano do acidente.

Por Zona 10 24/11/2025 14h02 - Atualizado em 24/11/2025 14h02
Um ano depois: União dos Palmares relembra tragédia na Serra da Barriga
. - Foto: Reprodução

Um ano após o acidente na Serra da Barriga que deixou 20 mortos e dezenas de feridos, o município relembra a data com homenagens e ações voltadas ao cuidado das vítimas e familiares. A tragédia ocorreu em 24 de novembro de 2024, quando um ônibus que seguia para uma atividade do projeto "Pôr do Sol na Serra" perdeu o controle em um trecho difícil da serra.

As investigações conduzidas pela Polícia Civil apontaram erro humano como causa do acidente. Para marcar o primeiro ano da tragédia, a prefeitura programou a inauguração de um memorial dedicado às vítimas. O espaço busca manter viva a memória das pessoas que perderam a vida e reforçar a importância de ações permanentes de cuidado e prevenção.

Desde os primeiros dias após o ocorrido, a Secretaria Municipal de Saúde adotou uma série de medidas para atender os sobreviventes. De acordo com a pasta, foram disponibilizados atendimentos psicológicos, camas hospitalares, tipóias, medicações e inclusão no programa Melhor em Casa. Também foram garantidos transporte quando necessário, visitas periódicas dos agentes de saúde e prioridade de acesso nos serviços oferecidos pelo município.

Na área de segurança, o acesso ao ponto mais alto da serra passou a contar com placas de sinalização e restrição à circulação de ônibus. O trecho segue preservado por ser parte de uma área reconhecida como patrimônio histórico.