Notícias

Serra da Barriga celebra o Dia da Consciência Negra com presença internacional, cultura ancestral e reverência à vida

Vice-governador Ronaldo Lessa representou o governador Paulo Dantas; evento no território sagrado de Palmares reuniu povos tradicionais, delegações estrangeiras e lideranças

Por Agência Alagoas 21/11/2025 15h03
Serra da Barriga celebra o Dia da Consciência Negra com presença internacional, cultura ancestral e reverência à vida
. - Foto: Agência Alagoas

A Serra da Barriga amanheceu, na quinta-feira (20), como um coração que pulsa pela história. Em cada tambor, cada canto, cada corpo que subia o platô, havia a sensação de que o Brasil reencontrava suas raízes mais profundas. No território onde Zumbi dos Palmares se tornou símbolo eterno da liberdade, milhares de pessoas celebraram o Dia da Consciência Negra e os 330 anos da imortalidade de seu líder.

Representando o governador Paulo Dantas, o vice-governador Ronaldo Lessa participou da solenidade ao lado da comunidade quilombola Muquém — herdeira direta do Quilombo dos Palmares — e recebeu delegações do Haiti, Angola e Togo, que vieram especialmente para vivenciar o 20 de Novembro na Serra.

Durante a cerimônia, Lessa traduziu em poucas palavras o sentimento que atravessou o dia: “Estar na Serra da Barriga foi resgatar o passado, viver a cultura negra, quilombola e indígena no presente e compreender que o futuro só se constrói valorizando e respeitando essas identidades que moldaram o Brasil”, destacou o vice-governador.

A presença internacional reforçou a centralidade histórica de Palmares no imaginário de resistência negra em todo o mundo.