Notícias

Pai chama PM para escola após filha de 4 anos desenhar orixá em atividade

Por Redação 18/11/2025 08h08
Pai chama PM para escola após filha de 4 anos desenhar orixá em atividade
Foto da Atividade escolar - Foto: Reprodução

Um caso envolvendo uma atividade escolar na Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Antônio Bento, no Caxingui, zona oeste de São Paulo, gerou polêmica na última quarta-feira (12). O pai de uma aluna de 4 anos acionou a Polícia Militar após descobrir que a filha havia feito um desenho da orixá Iansã.

De acordo com relatos, o homem já havia demonstrado insatisfação no dia anterior, chegando a rasgar um mural com desenhos das crianças, segundo a mãe de outro estudante.

Por volta das 16h, quatro policiais militares armados adentraram a escola. Eles relataram ter recebido uma denúncia de que a criança estava sendo "obrigada a ter aula de religião africana". Testemunhas classificaram a abordagem como hostil.

Em resposta, a direção do colégio explicou que a atividade era baseada no livro infantil "Ciranda em Aruanda", que integra o acervo oficial da rede municipal. A obra apresenta características de orixás de forma cultural. A escola também citou as leis federais 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, ressaltando que a atividade não tinha caráter doutrinário, mas sim cultural e educativo, dentro do currículo antirracista.

Fonte: Perfil rainhamatos via Instagram