Notícias

Menino brasileiro tem dois dedos amputados em agressão escolar em Portugal

Por Redação 15/11/2025 10h10
Menino brasileiro tem dois dedos amputados em agressão escolar em Portugal
. - Foto: Reprodução

Um menino brasileiro de nove anos, José Lucas, teve dois dedos amputados após ser agredido por colegas em uma escola de Cinfães, Portugal, na última segunda-feira (10). A mãe, Nívia Estevam, relata que o filho já era vítima de bullying e que a escola negligenciava o caso.

Segundo o relato, José Lucas foi seguido por dois colegas no banheiro, que fecharam a porta sobre sua mão com força até amputarem parte de seus dedos indicador e maior. A mãe criticou a resposta da escola, afirmando que a professora inicialmente minimizou o incidente, classificando-o como uma "brincadeira" e um "acidente".

O menino passou por uma cirurgia de três horas, mas não foi possível reimplantar os dedos. Ele perdeu a primeira parte de ambos, ficando com o indicador pela metade e o dedo maior sem unha.

A família denunciou que a escola e as autoridades locais não trataram o caso com a devida seriedade. Uma assistente social do hospital aconselhou a mãe a mudar o filho de escola e de cidade por questões de segurança. Ameaçada, a família se mudou para a casa dos sogros em outro distrito.

A Direção do Agrupamento de Escolas de Souselo, responsável pela instituição, informou que abriu um processo de investigação interna. A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens também investiga o caso.