Notícias
Prisões crescem 18% em Alagoas e somam 6.234 casos este ano
Com foco em delitos de ameaça, operações refletem o enfrentamento da Polícia Militar contra a violência doméstica
Era uma noite de quinta-feira, quando a Patrulha Maria da Penha (PMP), unidade Agreste, recebeu um chamado em Arapiraca. Um homem de 26 anos havia passado o dia ameaçando e perseguindo a ex-companheira, de 24 anos, no trajeto dela ao trabalho, descumprindo medida protetiva de urgência, em 11 de setembro de 2025. A equipe policial encontrou o agressor em frente à residência da vítima, tentando forçar o diálogo. Durante abordagem, acharam duas facas tipo peixeira na cintura dele. Os militares conduziram o infrator à Central de Polícia Civil de Arapiraca, onde foi autuado flagrante.
Essa ocorrência é um retrato de uma tendência em todo o estado: o aumento de prisões efetuadas pela Polícia Militar de Alagoas (PM-AL). Entre janeiro e setembro de 2025, a corporação efetuou 6.234 prisões, frente a 5.281 no mesmo período do ano passado – um incremento de 18%, equivalente a 953 novas capturas.
Entre os crimes com maior frequência percentual de prisões nos dois últimos anos estão ameaça (50,9%), violência contra a mulher (41,1%) e furto (29%), segundo levantamento da Seção de Estatística e Ciência Aplicada da PM-AL.
Ao se verificar o volume total de prisões, a violência contra a mulher aparece em primeiro lugar, com 938 capturas em 2024 e 1.324 em 2025. Em seguida, vem tráfico de drogas (744 e 920), cumprimento de mandado judicial (551 e 703) e embriaguez ao volante (299 e 311).
Dessa maneira, tanto a variação percentual quanto o volume absoluto de prisões demonstram o avanço da Polícia Militar no enfrentamento à violência doméstica em Alagoas, sem deixar de evidenciar a atuação em outras frentes criminais.
As 10 mais lidas
Raça Negra é o cachê mais caro do Massayó Verão; confira os cachês
2ARANHA DA BANANA, E SUA PICADA QUE DÁ UMA EREÇÃO DE 4 HORAS
3Homem morre asfixiado após esposa sentar com o bumbum em seu rosto durante briga
4Manifestação contra Lula e Moraes acontece neste domingo em Maceió
5Escândalo: orgia entre profissionais de saúde durante plantão vira caso de polícia e gera investigação interna
6União dos Palmares: Granja Almeida sofre prejuízo de R$ 300 mil após fiscalização do MAPA
7FIBA 2025 anuncia primeiras atrações e aquece expectativa para o Festival de Inverno de Ibateguara
8Dono do 'maior pênis do mundo' é bissexual e está em busca de um relacionamento
9Morre o radialista e poeta Anatole de Gado, figura irreverente de São José da Laje
10Jovem se joga de ponte do Reginaldo e é resgatado com vida em Maceió