Notícias

Papa Leão XIV decreta que só Jesus salva e limita veneração a Maria

Decisão do Vaticano busca encerrar décadas de debates dentro da Igreja Católica sobre o papel da mãe de Jesus na salvação da humanidade

Por Zona 10 05/11/2025 14h02
Papa Leão XIV decreta que só Jesus salva e limita veneração a Maria
. - Foto: Reprodução

O Vaticano anunciou nesta terça-feira (4) um novo decreto reafirmando que apenas Jesus Cristo é o salvador da humanidade. O documento, aprovado pelo Papa Leão XIV, orienta os 1,4 bilhão de católicos do mundo a não se referirem mais a Maria, mãe de Jesus, como “corredentora”.

Segundo o texto, embora Maria seja reconhecida por sua fé e obediência, ela não participou do ato de redenção. “Jesus pode ter ouvido palavras de sabedoria de sua mãe, mas ela não o ajudou a salvar o mundo da danação”, afirma o decreto. A medida encerra um antigo debate teológico dentro da Igreja, que há décadas dividia teólogos e papas sobre a extensão do papel de Maria na salvação.

O Vaticano explicou que o uso do título “corredentora” pode gerar confusão entre os fiéis e desviar o foco da figura central de Cristo. “Só Jesus salvou o mundo”, diz o texto, reforçando os limites da veneração mariana e consolidando a doutrina de que Maria deve ser honrada, mas não equiparada ao Salvador.