Notícias
União dos Palmares realiza 1º Seminário 'Caminho do Axé' em defesa da liberdade religiosa e diversidade cultural
 
                A cidade de União dos Palmares foi Palco, neste domingo (19), do 1º Seminário Caminho do Axé, com o tema "Liberdade Religiosa e Diversidade Cultural", reunindo representantes de comunidades de matriz africana, autoridades e apoiadores da causa.
A programação começou pela manhã com rodas de conversa abordando temas como saúde, educação, assistência social, racismo e intolerância religiosa. Durante a tarde, os participantes participaram de oficinas de dança, percussão e ervas, além de um cortejo cultural pelas ruas da cidade, encerrando com uma roda de capoeira.
Mãe Neide Oyá d’Oxum, liderança religiosa local, destacou a importância do evento como um momento de reconstrução e renascimento para o povo negro. “Estamos resgatando nossa história, nossa cultura, e exigindo nosso direito à liberdade de culto com honra e respeito”, afirmou.
O representante da Defensoria Pública, Isaac Souto, ressaltou a necessidade de ações contínuas no combate ao racismo religioso, ainda presente mesmo em cidades históricas como União dos Palmares. “Este seminário é um marco na luta antirracista e pela liberdade religiosa. É fundamental dar voz a quem sempre foi silenciado”, disse.
A iniciativa também celebrou a reativação da Secretaria de Inclusão, que tem contribuído para ampliar o diálogo com populações vulneráveis e fortalecer políticas públicas de reparação e visibilidade.
O evento caminhos de Axé, foi realizado pelo Ilê Axé Navizala com o apoio da prefeitura de União dos Palmares e das Secretarias Municipais de Cultura e Assistência Social.
O seminário reforça o compromisso do município com a valorização das tradições afro-brasileiras e o respeito à diversidade, promovendo a inclusão social e a garantia de direitos das comunidades de matriz africana.
 
            
