Notícias
Governo reconhece situação de emergência em 27 cidades atingidas por desastres

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quarta-feira (15), a situação de emergência em 27 municípios de nove estados brasileiros atingidos por diversos tipos de desastres. A medida, publicada no Diário Oficial da União, permite que as prefeituras afetadas solicitem recursos federais para ações de assistência à população.
Os municípios sofrem com diferentes problemas. Cidades no Piauí e no Rio Grande do Norte enfrentam seca, um período prolongado de ausência de chuvas. Já municípios na Bahia, Alagoas, Paraíba e Paraná lidam com a estiagem, enquanto Varjão, em Goiás, registrou um incêndio florestal.
No Sul e Sudeste, Botucatu e Porto Feliz, em São Paulo, foram atingidos por um vendaval, e Marques de Souza, no Rio Grande do Sul, sofre com erosão de margem fluvial.
Com o reconhecimento federal, as prefeituras agora podem pedir verbas ao governo federal para comprar itens essenciais, como cestas básicas, água mineral, kits de limpeza e higiene pessoal. O pedido de recursos deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).