Notícias
Secretaria da Primeira Infância inspira cidades a criarem estruturas próprias de cuidado a crianças
Política Estadual reforça a valorização da infância nos âmbitos da saúde, educação e assistência social nos municípios alagoanos
A política estadual voltada à primeira infância em Alagoas tem ultrapassado as fronteiras do Governo do Estado e começado a reverberar diretamente na organização da gestão pública dos municípios. Com a atuação da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria), cidades alagoanas têm criado estruturas específicas para garantir a atenção integral às crianças nos primeiros anos de vida.
Em diferentes formatos e estágios, essas iniciativas demonstram que a pauta da primeira infância está sendo incorporada pelas administrações locais como uma prioridade de governo — ainda que, em muitos casos, sem a formalização de uma secretaria própria.
Todos esses equipamentos refletem o impacto de uma política estadual assertiva e compromissada com o futuro das crianças, uma vez que a primeira infância é um período essencial para o desenvolvimento de cada cidadão.
Para a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o envolvimento dos municípios representa a maturidade e a expansão de uma política estadual que coloca a criança no centro das decisões públicas.
“Ver os municípios se organizando, criando coordenações, cargos e estruturas próprias para a infância, é o maior indicador de que estamos no caminho certo. A primeira infância não pode ser tratada de forma genérica — ela exige prioridade, planejamento e compromisso, e é isso que estamos vendo surgir em Alagoas”, afirma a secretária.
A secretária pontua ainda sua felicidade em ver que o Cria tem uma participação direta no desenvolvimento municipal, seja no suporte técnico, ou através de projetos essenciais como o Creche Segura, Criando Sorrisos, Circuito Formativo, Creche Cria, Cartão Cria, DeciDIU, entre tantos outros que são fundamentais para o desenvolvimento da infância em sua amplitude.

