Notícias
Botão de contestação do Pix já está disponível para usuários
A partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix contam com um novo recurso para combater fraudes: o botão de contestação. Disponível nos aplicativos dos bancos, a ferramenta permite contestar transações de forma 100% digital quando o pagamento for feito sob golpe, fraude ou coerção.
A medida, implementada pelo Banco Central, torna o processo mais ágil. Antes, a contestação dependia do atendimento das centrais telefônicas dos bancos. Agora, pelo celular, a reclamação é enviada instantaneamente para a instituição do recebedor, que deve bloquear o valor na conta, se ainda houver saldo.
Os bancos envolvidos terão até sete dias para analisar o caso. Se confirmarem que foi um golpe, o dinheiro será devolvido para a vítima em, no máximo, onze dias após a contestação. O objetivo é aumentar a chance de recuperar os valores, já que os criminosos costumam sacar o dinheiro rapidamente.
É importante destacar que o botão não serve para casos de arrependimento de compra, erro no envio (como digitar uma chave Pix errada) ou desentendimentos comerciais. Ele é específico para situações de crime.
A partir de novembro, outra novidade entrará em vigor: será possível rastrear e bloquear o dinheiro mesmo que ele já tenha sido transferido para outras contas, aumentando a eficácia no combate aos golpes.

