Notícias

Ex-secretário de Trump afirma que Brasil precisa ser 'consertado' para não prejudicar os EUA

Howard Lutnick citou ainda Índia e Suíça como países que também estão em atrito comercial com os Estados Unidos, principalmente por causa dos tarifaços aplicados por Trump.

29/09/2025 06h06
Ex-secretário de Trump afirma que Brasil precisa ser 'consertado' para não prejudicar os EUA
Secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. - Foto: Reeprodução/Instagram/Acervo Pessoal

O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, declarou em entrevista à NewsNation que é preciso “consertar” o Brasil para que o país deixe de prejudicar os EUA. Segundo ele, Brasil, Índia e Suíça estão entre as nações que precisam “reagir corretamente” aos americanos, abrindo seus mercados e deixando de adotar medidas que, em sua visão, colocam os EUA em desvantagem. Com exceção do Brasil, que já sofre com uma tarifa de 50% desde agosto, os demais países citados integram a nova rodada de tarifas de Donald Trump, que passa a vigorar em 1º de outubro, atingindo medicamentos, caminhões pesados, móveis e itens domésticos, com taxas entre 25% e 100%.


A justificativa do governo americano é proteger a indústria local e reduzir o déficit comercial, que, no caso da Suíça, chega a US$ 40 bilhões. Lutnick ressaltou que, se quiserem manter relações comerciais, esses países terão de aceitar as regras impostas por Trump. A tensão com o Brasil se intensificou após as sobretaxas de julho, e o tema deve dominar a reunião entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para esta semana em Nova York, após o encontro na Assembleia Geral da ONU. Além das tarifas, Trump também tem feito críticas à situação política brasileira, mencionando censura, repressão e perseguição a opositores, o que aumenta o clima de atrito entre os dois governos.